Dra. Angélica Cerqueira

Áreas de atuação

Medicina Chinesa

O que é a Medicina Chinesa?

A Medicina Chinesa é um conjunto de técnicas milenares desenvolvidas na China, e utilizadas para restabelecer a saúde das pessoas. Conta com a harmonia e equilíbrio do corpo para garantir a saúde do paciente. Centrada no ser humano e na observação da sua interação com os elementos da natureza, este sistema é um tesouro da história humana. 

Assim, trata-se de uma abordagem holística que se concentra na pessoa e não na doença. Os fundamentos da Medicina Chinesa são o budismo, o taoísmo e o confucionismo. Sua base está no Qi, a energia vital que se move pelo corpo e está em constante mudança. O Qi é restabelecido pelo equilíbrio de forças opostas, Yin e Yang, que se manifestam no corpo como frio e calor, interno e externo, e deficiência e excesso. 

Outro princípio importante é entender o corpo como um sistema integrado, ou seja, emoções, espírito, mente e corpo. 

Dessa forma, estar atento a todos os sinais ajuda na prevenção e no tratamento. Outras teorias também são importantes na Medicina Tradicional Chinesa. Algumas delas são a fonte de energia (respiração e alimentação) e os cinco elementos (madeira, fogo, terra, metal e água). 

Quais são as principais técnicas da Medicina Chinesa?

As principais técnicas desse sistema milenar já são bem conhecidas no ocidente. Algumas delas, além da acupuntura, são: a auriculoterapia, e moxabustão, a ventosaterapia, dietoterapia chinesa, fitoterapia chinesa, massagem ou Tuiná, movimentos e exercícios respiratórios (Tai Chi Chuan e Qi Gong). 

Conheça as

Técnicas da Medicina Chinesa

Auriculoterapia

A auriculoterapia também utiliza agulhas (menores), sementes, cristais, laser, moxa, infravermelho, etc., em pontos reflexos do pavilhão auricular. 

Ventosaterapia

O uso de ventosas também é muito comum na medicina chinesa. Além disso, também é uma técnica muito utilizada para tratar diversas patologias, desde dores até resfriados.

Fitoterapia

A Fitoterapia Chinesa trata-se do uso de plantas medicinais, um dos pilares fundamentais da Medicina Chinesa. Inclui a formulação de medicamentos que tratam dos desequilíbrios energéticos do organismo.

Dietoterapia Chinesa

Semelhante à fitoterapia, a dietoterapia se concentra em melhorar a saúde por meio da alimentação. Nesta modalidade terapêutica, os alimentos são selecionados de acordo com o diagnóstico pela Medicina Tradicional Chinesa, ou padrão de desequilíbrio que houver.

Moxabustão

Na moxabustão, o calor é aplicado em pontos ou áreas indicadas para tratar o desequilíbrio necessário. O objetivo é, portanto, expulsar o frio do corpo ou tonificar . Uma planta chamada Artemisia vulgaris é queimada para promover uma série de benefícios à saúde.

Massagem Terapêutica (Tuiná)

É usada para tratar distúrbios músculo-esqueléticos; desordens digestivas; doenças respiratórias, entre outras.

Tai Chi Chuan

Modalidade de exercícios físicos recomendada pela Medicina Chinesa, que se baseia em movimentos lentos, similares a movimentos de arte marcial, fortalecendo a relação mente-corpo, tonificando a musculatura, e flexibilidade.

Qi Gong

São exercícios voltados para a respiração, também reforçando a relação mente-corpo, e melhorando a qualidade de vida do paciente.

plugins premium WordPress