Dra. Angélica Cerqueira

Áreas de atuação

Endocrinologia e Metabologia

Qual a relação entre Endocrinologia e Metabologia?

A endocrinologia é uma área da medicina que trata do sistema endócrino, que é formado por glândulas produtoras de hormônios. 

Já a metabologia, por outro lado, estuda o metabolismo humano, o qual tem suas peculiaridades e anormalidades em cada fase da vida e em patologias. 

É importante deixar claro que os hormônios e o metabolismo caminham de mãos dadas, sendo um equilíbrio compartilhado.

Os principais pontos onde a endocrinologia e a metabologia se unem são a busca de melhor qualidade de vida para o paciente. Algumas dessas questões incluem: exercícios, alimentação saudável, cuidados com o sono e redução do estresse. 

Assim, o especialista em endocrinologia e metabologia pode organizar processos para equilibrar o metabolismo geral. Enquanto a endocrinologia lida principalmente com a secreção e disfunção hormonal, a metabologia garante as reações químicas de que o corpo precisa para funcionar de maneira ideal. 

O que faz um endocrinologista?

O endocrinologista é o médico responsável pelo tratamento de doenças relacionadas aos hormônios do organismo, como os hormônios da tireoide, hormônio do crescimento, insulina, testosterona, estrogênio, progesterona, entre outros. 

A metabologia diz respeito ao correto metabolismo dos lipídios (gorduras), carboidratos (amido, glicose, sacarose, celulose), além dos outros componentes do corpo como proteínas, vitaminas, e outras substâncias químicas,  que quando em equilíbrio e harmonia, são responsáveis, pela boa saúde orgânica. 

Quando há o desequilíbrio no metabolismo, o qual pode também ser causado por alterações hormonais, surgem várias doenças como diabetes, obesidade, gota, dislipidemia e aterosclerose, esteatose hepática (gordura no fígado). 

Quando buscar o auxílio de um endocrinologista?

Um endocrinologista deve ser contatado diante de qualquer sintoma de um distúrbio endócrino. Independentemente da idade ou sexo, é necessário procurar o apoio deste especialista em caso de disfunção hormonal de qualquer tipo. 

Algumas condições requerem monitoramento regular, como menopausa, climatério e função da tireoide, mesmo na ausência de sintomas. 

Além disso, recomenda-se consultar um endocrinologista sempre que notar alterações no seu corpo e estilo de vida, tais como: perturbações do sono, falta de libido ou desenvolvimento sexual irregular, dificuldade para engravidar, alterações significativas no peso, irregularidades menstruais, diagnóstico de diabetes, entre outros. 

Também, para quem precisa emagrecer, consultar esse profissional é fundamental. 

Qual a importância de procurar atendimento com um endocrinologista?

A endocrinologia é uma área fundamental para a nossa saúde e bem-estar que está diretamente relacionada com várias outras especialidades médicas como, por exemplo, a ginecologia, gastroenterologia, dermatologia e cardiologia. 

Nesse contexto, é importante lembrar que nossos mais de 50 tipos de hormônios desempenham um papel vital no bom funcionamento do organismo e em funções como respiração, crescimento e reprodução. 

Portanto, qualquer alteração hormonal pode afetar nossa saúde, bem-estar e qualidade de vida. 

Só com o apoio deste especialista será possível melhorar o desempenho ou restabelecer as funções normais do corpo, em caso de problemas endocrinológicos. 

Saiba

Principais problemas
tratados por endocrinologistas

Hipogonadismo masculino

Os hormônios masculinos podem diminuir em diversas situações. Nesse caso, alguns homens podem apresentar fadiga, diminuição da força muscular e disfunção sexual, necessitando de ajuda profissional para avaliar a causa desta redução e o tratamento adequado. 

Colesterol e triglicerídeos alterados

Uma dieta inadequada e outras doenças podem levar a níveis elevados de colesterol e triglicerídeos em adultos e crianças. Com o tratamento correto, o risco de problemas cardíacos futuros é reduzido.

Crescimento

O crescimento deficiente ou excessivo pode ser causado por alterações hormonais, nutricionais ou genéticas

Diabetes

Causada pela deficiência na produção da insulina, ou pelo seu efeito inadequado, ou ambos. Este é o hormônio responsável por retirar a glicose do sangue e colocar nas células, e facilitar a transformação destas moléculas em energia. 

Distúrbios menstruais

Alterações menstruais podem indicar problemas hormonais. Portanto, são necessários uma avaliação e tratamento completos, de forma a não prejudicar a fertilidade e equilíbrio metabólico

Distúrbios de puberdade

Crianças com pelos pubianos, odor pronunciado nas axilas e desenvolvimento precoce das mamas podem ter problemas hormonais e precisam investigar a causa. Os adolescentes que não desenvolvem essas características também devem ser examinados. 

Doença da Glândula Supra-Renal

Ganho de peso, estrias mais escurecidas ou vinhosas, pelos excessivos, pressão arterial alta ou baixa, puberdade precoce, pele escurecida em determinadas partes do corpo podem indicar problemas na glândula supra-renal.

Doenças da Hipófise

Os tumores hipofisários podem levar à produção de leite pelas mamas fora da amamentação, além de alterações faciais, aumento do número do sapato, dores de cabeça e distúrbios visuais.

Hirsutismo

Mulheres com pelos faciais excessivos, acne ou aumento da musculatura podem estar produzindo hormônios masculinos em excesso.

Obesidade

A obesidade pode estar ligada a alterações hormonais, genéticas ou metabólicas e  representa um risco para a saúde de crianças e adultos. O tratamento especializado evita uma ampla gama de problemas, como cardiovasculares e ortopédicos.

Osteoporose

A dor óssea e fraturas frequentes podem significar ossos fracos. Pode estar ligada a alterações hormonais ou do metabolismo ósseo, necessitando o diagnóstico preciso para a melhor estratégia terapêutica.

Reposição hormonal durante a menopausa

A reposição hormonal é um tratamento eficaz, administrado com os mesmos hormônios naturais das mulheres, para reduzir o desconforto e os riscos associados à menopausa, tendo que ser avaliada sempre levando em consideração os riscos e benefícios para a paciente, de maneira individualizada.

Tireóide

Nódulos ou inchaço no pescoço; nervosismo; insônia e alterações no ritmo intestinal; palpitações; perda ou ganho de peso; e excesso de frio ou calor podem revelar distúrbios da tireóide.

Planos
de saúde

plugins premium WordPress