Dra. Angélica Cerqueira

Áreas de atuação

Acupuntura

O que é a acupuntura médica?

Acupuntura Médica é o nome dado à prática da acupuntura por profissionais médicos. De acordo com a AAMA – American Academy of Medical Acupuncture, esse é o termo usado para descrever a acupuntura realizada por um médico treinado e licenciado em medicina ocidental que também teve uma formação em acupuntura, exercendo esta como uma especialidade. 

Tal profissional avalia o paciente pela Medicina Tradicional Chinesa para diagnosticar e tratar o paciente. O médico acupunturista procura orientar o diagnóstico pela Medicina Chinesa e também pela Medicina Ocidental, tornando seguro o acompanhamento e seguimento do paciente. 

Sendo assim, um paciente que comparece à consulta com uma queixa de dor lombar, será examinado, avaliado e orientado a realizar avaliação com outro especialista médico, se for necessário, mantendo o tratamento com a Medicina Chinesa de maneira integrativa.  

A acupuntura faz parte das terapias utilizadas na Medicina Integrativa, sendo uma importante especialidade no tratamento integrativo em diversas áreas, como, por exemplo: Geriatria, Reumatologia, Ortopedia, Oncologia, Reprodução Humana, etc. 

A ação da acupuntura ocorre ao nível do sistema nervoso e a resposta imunitária, que visam produzir alterações funcionais com efeitos locais e/ou sistêmicos, com o objetivo de restaurar o equilíbrio do corpo e produzir analgesia em condições dolorosas.

Como é o tratamento de acupuntura médica?

O tratamento com acupuntura inclui o diagnóstico (baseado no conhecimento da medicina oriental e no conhecimento da medicina ocidental) e a aplicação de agulhas em determinados pontos, que têm a capacidade de controlar as funções orgânicas do corpo e produzir o efeito terapêutico desejado. 

Desse modo, a Acupuntura Médica exige um exame minucioso em cada caso, em alguns pacientes, a realização de exames de imagem e laboratoriais. 

Além disso, pode ser necessário prescrever medicamentos próprios para a doença, sempre com o objetivo de melhorar os resultados do tratamento. 

Após a anamnese, que envolve várias perguntas sobre as características de saúde do paciente e observações clínicas, chega-se ao diagnóstico e só então o tratamento é continuado. Este pode ser multimodal (usando uma ou várias abordagens sinérgicas) e será iniciado de acordo com a estratégia entretanto definida, para uma correta gestão do conjunto de contributos médicos e complementares. 

Quando procurar um especialista em acupuntura médica?

A acupuntura tornou-se uma ferramenta terapêutica eficaz no tratamento da dor ao longo dos anos. Mas não só isso. Por meio dela é possível tratar e curar diversas doenças do aparelho locomotor, respiratório, neurológico , digestivo, reprodutor, endocrinológico, etc., além de auxiliar no tratamento da obesidade, depressão e estresse. 

Saiba

Algumas da muitas aplicações
da acupuntura são:

Região cervical, ombros e membros superiores

 

Dor muscular, cervicalgia, dor no ombro, tendinite, epicondilite lateral e medial e ombro congelado.

Região lombar e quadril

Lombalgia aguda e crônica, dor ciática e espondilite anquilosante. 

Membros inferiores

Tendinite e bursite patelar, osteoartrose de joelho, distensão do tornozelo, tendinite do tornozelo, fascite plantar e dor no pé.

Dores crônicas

Fibromialgia, osteoartrite, dor pós-herpética, dor articular e Síndrome de Sjögren. 

Cefaléias

Cefaléia do tipo tensão, enxaqueca, dor craniofacial e cefaléia cervicogênica. 

Aparelho urinário

Cólica renal, prostatite, cistite intersticial, retenção urinária pós-parto, dor e urgência urinária, ejaculação precoce, disfunção sexual masculina não orgânica e retenção urinária pós-traumática.

Ginecologia

Tensão pré-menstrual, dismenorréia primária, síndrome do climatério, hiperemese gravídica, hipogalatorréia, dor causada por endometriose. 

Alergia e imunologia

Asma, bronquite, rinite alérgica, urticária. 

Transtornos psiquiátricos

Estresse, ansiedade, insônia, depressão, bulimia, compulsão alimentar, enurese noturna, tabagismo, alcoolismo, dependência química

Sistema nervoso

Paralisia facial periférica, dor na musculatura da face, vertigem, zumbido, síndrome do túnel do carpo e neuropatia diabética. 

Endocrinologia

Síndrome dos Ovários Policísticos, Obesidade, transtornos da tireóide, supra renais, infertilidade, etc.

plugins premium WordPress